Produzir conteúdo oferece valor à nossa audiência e reforça a nossa autoridade no tema que estamos a comunicar, mas também se pode tornar em algo muito difícil de gerir. Queremos ajudar o nosso público e criar conteúdo relevante, mas depois, quase sem percebermos, estamos a investir mais tempo na criação de conteúdo do que no negócio em si.
É preciso encontrar um equilíbrio onde conseguimos produzir conteúdo sem que isso roube demasiado tempo à gestão do nosso negócio.
Hoje vamos falar um pouco sobre a produção de conteúdo e como a podemos simplificar.
Se já se viram a pensar como poderiam reduzir o tempo que investem na produção de conteúdo (sem reduzir qualidade), fiquem por aqui 🤎
1. Criar um calendário mensal
Queremos começar por esta sugestão, porque é a base de tudo. É aquele passo que, mesmo que não façam mais nada, já vos vai ajudar imenso 🤎
Como sabem, nem sempre estamos inspirados, nem sempre temos tempo ou disposição para estar a pensar no conteúdo que queremos criar. Quando deixamos a tarefa de pensar no conteúdo para o próprio dia (ou mesmo semana) em que queremos publicar, as coisas começam a correr mal. O resultado é que acabamos por criar só por criar. Pensamos em algo em cima da hora, criamos “qualquer coisa” e acabamos por não gerar grande valor à nossa audiência, mas gastámos a nossa energia e tempo na mesma.
Reservem um dia (na 3ª semana de cada mês, por exemplo 😇) para decidir o que vão criar no mês seguinte. Aqui basta definirem os temas e apontar algumas notas que vos ajudem a lembrar do que estavam a pensar. Não precisam de títulos finais, nem texto, nem nada — é só mesmo pensar nos temas que querem comunicar.
Ao colocarem esta tarefa toda num único dia estão a poupar muita energia mental — é preferível investir uma manhã a pensar nisto do que fazê-lo todas as semanas/dias. Além disso, esta planificação mensal também vos ajuda a garantir que estão a seguir a vossa estratégia e os vossos pilares de comunicação 🤎
2. Ter um banco de ideias e imagens
Às vezes, a inspiração chega quando menos se espera (e sabe tão bem ✨). Tenham um local, pode ser uma simples nota no telemóvel ou uma aplicação dedicada, como o Trello, onde guardam tudo aquilo que se lembram. Não façam triagem neste momento, apontem e pronto. Quando estiverem a criar o calendário mensal, logo pensam se essa ideia faz mesmo sentido e em que moldes.
O mesmo vale para imagens — também sabemos que estas não são fáceis de criar. Imaginem que tiraram fotografias, no vosso dia-a-dia, e depois até perceberam que podiam ter potencial para o conteúdo do vosso negócio?
Guardem tudo numa pasta, mais uma vez, sem fazer triagem. A ideia é poupar tempo e não gastar. Guardem tudo no mesmo sítio e depois consultam/decidem quando estiverem a criar o conteúdo.
3. Agendar dias para a produção de conteúdo
Começar a criar conteúdo demora tempo. Fazer a pesquisa, procrastinar um bocadinho, começar a escrever, procurar imagens/fotografar, editar… Tudo isto demora muito tempo, mas pode demorar menos se for feito em grupos. Vamos explicar melhor:
Imaginem que para um mês querem criar 2 artigos para o site e 10 posts mais simples para o Instagram. Em vez de criarem o conteúdo, um a um, no dia/semana em que precisam dele, experimentar criar logo vários de uma só vez. Não precisam de fazer um mês inteiro no mesmo dia, mas experimentem dividir em duas vezes, por exemplo. Aqui devem adaptar ao que faz mais sentido para vocês.
Escrever 5 posts de uma vez vai demorar muito menos do que se escreverem os 5 em dias diferentes. O mesmo para as fotografias: têm fotografias para preparar/editar? Tentem fazer em bloco.
O nosso cérebro demora sempre a concentrar-se na tarefa em mãos, por isso, porque não damos uma ajuda? Em vez de estarmos sempre a saltar de tarefas, vamos agrupar tarefas semelhantes e fazer tudo de uma vez.
Além disso, tal como no caso do calendário mensal, vão ganhar muito espaço mental, porque vão fazer esta tarefa um ou duas vezes por mês em vez de 10.
4. Criar menos, rever a estratégia
Criar menos é válido. Contrariar a tendência de criar mais, mais e mais. Pensar em criar menos, mas melhor — sabem que somos muito adeptos de colocar intenção em tudo o que fazemos.
Se estão a sentir que estão a produzir muito conteúdo (ou se sentem que deveriam estar, mas não conseguem), talvez esteja na hora de rever a vossa estratégia de comunicação.
Nós mudamos e o nosso negócio deve mudar connosco. O que decidimos há um ano atrás não tem que fazer sentido para sempre. Se não se sentem alinhados com a estratégia atual, talvez faça mais sentido rever a estratégia em vez de se sentirem culpados por não conseguirem criar o que tinham previsto.
Esperemos que estas sugestões sejam úteis e que vos ajude nesta missão que é trazer valor aos nossos clientes — ao mesmo tempo que respeitamos o nosso tempo 🤎
Se tiverem dúvidas e/ou sugestões, falem connosco! (Email | Instagram)