Os pilares de comunicação servem para garantir que a nossa comunicação se mantém consistente, mas também — e mais importante — para garantir que aquilo que estamos a dizer é útil para o nosso público.
Ter os pilares de comunicação bem definidos vai também poupar-nos horas (e dores de cabeça) na altura de definir o calendário de conteúdos.
Hoje queremos falar um pouco sobre este tema para que possam definir (ou afinar) os vossos pilares de comunicação.
O que vamos ver:
- O que são pilares de comunicação;
- Porque são importantes;
- Como os definir.
1. O que são pilares de comunicação
Também conhecidos como temas ou eixos, os pilares de comunicação são os temas macro que fazem sentido comunicar na nossa marca.
Regra geral, definimos entre três a cinco pilares para cada marca. O objetivo é manter a comunicação consistente, relevante e bem estruturada.
Um exemplo prático para tornar tudo mais fácil:
Imaginem que têm um negócio de pet sitting — talvez os vossos pilares possam ser: dicas sobre comportamento animal, experiências com animais/clientes e dicas para cuidar bem dos animais.
(Para definir, corretamente, pilares de comunicação devemos ter alguns factores em conta, mas veremos mais à frente)
Tudo isto são pilares de comunicação que depois podem ser desdobrados em subtemas, assim:
Depois, podem ser ainda desdobrados em títulos, por exemplo, em “dicas de treino”, podemos ter vários conteúdos: “Ensinar o seu cão a dormir na cama certa”, “Como evitar que o meu cão persiga animais”, etc.
Por favor, tenham em conta que todos estes pilares e temas são apenas de exemplo ☺️ Não fizemos trabalho de pesquisa nesta área 😉
2. Porque são importantes?
Os pilares de comunicação são a nossa base de trabalho. São eles que garantem que todo o nosso esforço para criar conteúdo é realmente útil. São a nossa bússola, são o que nos ajuda a decidir o que criar.
Ter os pilares bem definidos ajuda-nos nestes quatro aspetos:
1. Autoridade
Ao criarmos conteúdo, frequentemente, sobre um determinado tema estamos a contribuir para a literacia do nosso público naquela área. Educar traz autoridade, mostra que somos experts naquele tema.
2.Organização
Ter os pilares de comunicação definidos vai-nos permitir criar um calendário de conteúdo mais facilmente, pois sabemos exatamente de que temas devemos estar a falar. Também evita que nos dispersemos e falemos de demasiados assuntos diferentes.
3. Targeting
Ao definirmos os pilares garantimos que criamos conteúdo para partes específicas da nossa audiência.
Por exemplo, imaginemos outra vez o negócio de pet sitting. Uma pessoa que já esteja à procura do serviço ficará interessada no pilar de experiências que já tivemos com outros animais/clientes. Já uma pessoa que tenha animais, mas ainda não esteja à procura do serviço, facilmente se aborreceria de ver só experiências, mas poderá gostar das dicas de comportamento animal.
4. Ideias para conteúdo
Nem sempre é fácil encontrar ideias relevantes para alimentar a nossa marca. Ter os pilares de comunicação bem definidos vai fazer com que seja mais simples pensar em temas e subtemas..
3. Como definir os pilares de comunicação
Tendo em conta que estes pilares vão servir de base a todo o nosso trabalho futuro, convém que estejam bem definidos.
Acreditem que investir tempo aqui pode fazer muita diferença no futuro.
Idealmente, os pilares devem estar integrados numa estratégia de comunicação mais global, mas há, pelo menos, três fatores que devemos ter em conta.
- Personas — O nosso público-alvo deve ser o mais importante, afinal, é para ele que estamos aqui 🤎. Devemos pensar nas personas que definimos para o nosso negócio e pensar no tipo de conteúdo/informação que lhes seria útil. Voltando ao exemplo do pet sitting, alguém que já está à procura do serviço, vai encontrar valor em conhecer as nossas experiências anteriores — vai gerar confiança.
- Analytics — Se o nosso negócio já tiver algum tempo de vida, os dados são o nosso melhor amigo. Que temas é que o nosso público procura? Quais são mais bem recebidos? Podemos ver aquilo que já funciona bem e criar mais conteúdo desse género. Descubram também aquilo que as pessoas procuram e vocês não estão a dar resposta.
- Ter a marca em conta — Tudo isto só importa se respeitar a marca e os seus valores. Somos chatos com isto, mas a marca é o mais importante e tudo o resto está cá para a servir. Imaginem que, no negócio de pet sitting, defendem/querem defender o movimento de resgatar animais em vez de comprar — se calhar não faz sentido terem todo um pilar de comunicação dedicado a raças. Iriam atrair o público errado e afastar o certo.
Agora, já sabem o que são pilares de comunicação, porque são importantes e como os podem definir. Esperemos que tenha sido útil e que vos ajude nesta missão que é trazer valor aos nossos clientes. 🤎
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