O que é o SEO e porque precisamos dele?

SEO (Search Engine Optimization) é a otimização do nosso conteúdo para os motores de busca, ou seja, é trabalhar o nosso conteúdo de forma a facilitar a sua indexação nos motores de busca (como o Google). 

Já não é novidade e já passou por muitas fases. Começou por ser inexistente, depois passou por uma fase de abuso, onde o conteúdo podia estar otimizado para os motores de busca, mas oferecia uma péssima experiência aos humanos e, por fim, chegou ao estado em que está hoje — otimizado, mas com peso e medida. (Estamos a simplificar, mas perceberam a ideia).

Hoje vamos falar um pouco sobre esta coisa do SEO e como o podem aplicar no vosso negócio.

O que vamos ver:

  • O que é SEO;
  • O que são keywords;
  • Que tipos existem;
  • Onde utilizar as keywords;
  • Equilíbrio.

 

1. O que é SEO

Quando queremos encontrar algo, um produto ou um serviço, rapidamente entramos no Google e procuramos por esse produto/serviço. O trabalho do Google enquanto motor de pesquisa é percorrer a internet e tentar encontrar resultados para a nossa pesquisa. 

SEO é uma disciplina que pretende otimizar conteúdo e sites para os motores de pesquisa, para que quando eles procuram algo que nós oferecemos, o consigam encontrar no nosso site.

Esta otimização para motores de busca podem ser feita on-page e off-page. Muito resumidamente:

  • On-page: configurações feitas dentro do nosso site, como utilização de keywords, URLs bem estruturados, imagens com título, etc.
  • Off-page: técnicas aplicadas fora do nosso site, mas que contribuem para o nosso site, como publicações noutros sites, redes sociais, notícias, etc.

A verdade é que SEO é um mundo por si só e podíamos fazer um blog só desta temática que tínhamos conteúdo para muito tempo 😅 No entanto, o nosso objetivo aqui é dar-vos uma introdução e, por isso, vamos focar-nos em alguns aspetos de SEO on-page que achamos que são os mais fáceis de aplicar. 

 

2. O que são keywords?

Podemos dizer que as keywords são a base do SEO. São palavras-chave que identificam o nosso conteúdo e ajudam os motores de pesquisa a perceber de que estamos a falar. 

Por exemplo, imaginem que têm um artigo sobre SEO (😇) uma das keywords que podem querer trabalhar é mesmo essa “SEO”. Basicamente, ao utilizarem essa keyword, os motores de busca vão perceber que o vosso artigo é sobre SEO. 

Outro exemplo, imaginem que tinham um artigo sobre “passear cães”, mas em vez de escreverem/utilizarem a keyword “passear cães”, usam antes “passear animais de 4 patas”: isto não iria funcionar tão bem, pois as pessoas que estão à procura de informação sobre passear cães não vão pesquisar por animais de 4 patas. 

Claro que, atualmente, os motores de pesquisa já estão mais avançados e analisam o texto como um todo, podendo obter o significado correto, mesmo que ele não esteja lá escrito. No entanto, a concorrência é muita e nós queremos facilitar a vida aos motores de busca, não dificultar 😅

 

3. Que tipos de keywords existem?

  • Head Keywords: São keywords que tocam no tema macro e que são, normalmente, compostas por uma ou duas palavras apenas. Por exemplo: “cão”. 
  • Long-tail: São keywords longas, que tocam em temas muito detalhados, por exemplo: “como passear cães sem utilizar trela”.

Ou seja, uma head keyword é uma palavra-chave que abrange um tema macro, muito aberto, enquanto que a long-tail keyword é uma palavra-chave mais focada num tema dentro do tema macro. 

A estratégia de utilização de keywords é complexa, mas um bom ponto de partida é começar por utilizar apenas long tail keywords, ou seja, imaginem que têm um artigo sobre “passear cães” — a vossa keyword poderia ser algo como “dicas para passear cães sem trela” em vez de “passear cães”. Isto vai reduzir a concorrência (há menos pessoas a criar conteúdo sobre “dicas para passear cães sem trela” do que há para “passear cães”).

Podem usar o Keyword planner do Google para fazerem uma pesquisa por keywords e ver aquelas que são mais pesquisadas.

 

4. Onde utilizar as keywords?

Agora que já sabem que tipo escolher, falta saber onde as utilizar. 

  • Título: O vosso título deve conter a keyword e se puder estar no início, melhor;
  • Corpo de texto: Isto acaba por acontecer naturalmente, não é? Mas podem ser verificar, no fim, se estão a usar a keyword algumas vezes no corpo de texto;
  • Sub-títulos: Não precisa de ser em todos, mas podem usar em alguns;
  • Primeiro e último parágrafo: Começar com a keyword e terminar com a keyword também ajuda e, mais uma vez, acaba por ser algo que já fazemos naturalmente;
  • Imagens: Todas as imagens que colocarem no vosso site devem ter um título relacionado com o que estão a escrever e conter a vossa keyword (nada de “imagem_01”).
  • Title Tag: Este é o título do artigo que aparece nos resultados do Google. Normalmente é configurado mesmo na secção de SEO do vosso site e, adivinharam, deve conter a keyword;
  • Meta Description: Esta é a descrição que parece nos resultados do Google/motores de pesquisa e é configurada, normalmente, no mesmo sítio da Title Tag. Além de conter a keyword também deve ser um resumo apelativo do que falam no artigo — para gerarem interesse e levarem alguém a clicar no vosso link ✨

 

5. Olá, equilíbrio

Já sabem, equilíbrio é tudo. Um conteúdo deve ser natural, escrito para o utilizador, não para os motores de busca. Normalmente, já fazemos isto tudo instintivamente, afinal, se estamos a falar de passear cães com trela é normal que utilizemos esse termo. No entanto, às vezes as coisas escapam e damos por nós a usar outras palavras.

Usem este guia como isso mesmo — um guia. Por aqui, gostamos de escolher a keyword que vamos utilizar, escrever tudo “normalmente” e depois dar uma revisão — ver se há alguma keyword que possa ser inserida (ou retirada). 

Esperemos que esta mini introdução sobre o que é o SEO tenha sido útil e que vos ajude nesta missão que é trazer valor aos nossos clientes. Este é um tema muito complexo e prometemos criar mais conteúdo sobre ele. Se tiverem interesse, fiquem por aí e subscrevam à newsletter que vamos começar a comunicar por lá também 🤎

Se tiverem dúvidas e/ou sugestões, falem connosco! (Email | Instagram)

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