Formatos de conteúdo — quais fazem sentido para a minha marca?

Artigos, vídeos, newsletters, infografias, reels, ebooks… e podíamos ficar aqui para sempre 😅  Felizmente, há imensos formatos de conteúdo por onde escolher. No entanto, como sempre acontece quando temos demasiada oferta, podemos ficar paralisados e acabar por escolher sempre a mesma coisa — afinal, é mais fácil.

Hoje vamos falar sobre tipos de conteúdo e como podem escolher os ideais para a vossa marca, tendo em conta o vosso público e aquilo que vocês gostam de fazer (é tão importante não nos esquecermos disto) 🤎

O que vamos ver:

  • Que formatos existem;
  • Como escolher os formatos indicados para nós;
  • Tentar coisas novas.

 

Que formatos de conteúdo existem?

Como não vos queremos obrigar a ficar um dia inteiro a ler este artigo, vamos fazer o que fazemos sempre: simplificar. Vamos partilhar convosco os tipos de conteúdo mais úteis e que são os mais utilizados.

Tenham em conta que vão variar consoante os canais de comunicação, por exemplo, um reel faz sentido morar no vosso Instagram ou Tik Tok. Se podem criar um vídeo estilo reel e colocar no vosso site? Poder podem, mas não será o local mais indicado.

  • Artigos;
  • Artigos publicados noutros sites que não o vosso;
  • Vídeos;
  • Podcasts;
  • Infografias;
  • Imagens;
  • Webinars;
  • Ebooks;
  • White papers;
  • Newsletters;
  • Templates;
  • Case studies;
  • Perguntas e respostas;
  • Press releases;
  • Checklists;
  • Entrevistas;
  • Publicações social media (post simples, carrousel, reel, vídeo, IGTV, Story, Quiz…);
  • Quizzes.

 

Como escolher os indicados para nós?

No meio de tanta oferta, é fácil começarmos a experimentar tudo sem grande pensamento estratégico. Experimentar é bom (ótimo, até), mas convém testarmos formatos que nos tragam vantagens.

Deixamo-vos 4 factores a ter em conta na escolha dos tipos de conteúdo:

Custo/resultado — Pensem no custo que determinado formato vai requerer e no resultado que podem obter. Imaginem que vão demorar 3 dias a fazer um vídeo super trabalhado (tempo também é custo), mas esse vídeo vai ser visto apenas por uma meia dúzia de pessoas… se calhar não compensa o esforço.

Isto não significa que não possam fazer vídeo, mas podem optar por um mais simples ou então fazer uma campanha que vos ajude a rentabilizar o vosso esforço.

Preferência da audiência — Devemos ter sempre em conta o nosso público-alvo, afinal, é para eles que estamos a criar conteúdo.

Aqui a idade da audiência vai contar muito, mas também a disponibilidade horária. A vossa audiência é muito ocupada? Ou comunicam para estilos de vida mais lentos?

Probabilidade de partilha — Comunicamos online porque queremos partilhar informações com mais pessoas, queremos chegar a uma audiência maior. Por isso, formatos de conteúdo que motivem as pessoas a partilhar vão-vos ajudar a chegar mais longe.

Identificação com a vossa marca — No fim, mas devemos começar sempre por aqui, pensem no que faz sentido para a vossa marca. Se são uma marca mais séria, não vão fazer memes. Se são uma marca jovem e dinâmica, ebooks talvez não seja para vocês.

 

Tentar coisas novas e gostar do que fazemos

Pode não ser um dos módulos de uma estratégia de comunicação, mas nós achamos que é muito importante, principalmente se são um pequeno negócio e são vocês que fazem tudo.

Quando fazemos coisas que nos entusiasmam, quando falamos de coisas de que gostamos realmente, tudo se torna mais leve e fácil. A longo prazo, não nos vale de nada trabalhar formatos de conteúdo com os quais não nos identificamos.

Não confundir identificação com o saber fazer, porque experimentar coisas novas deve fazer parte da nossa vida. Imaginem que acham que o formato podcast funcionaria para a vossa audiência e vocês até gostavam, mas nunca fizeram. Se vos entusiasma, façam. Aprendam o que precisarem (a internet é linda), arregacem as mangas e cresçam 🤎

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Esperemos que esta exploração de formatos de conteúdo tenha sido útil e que vos ajude nesta missão que é trazer valor aos nossos clientes — e gostar do que fazemos.

Se precisarem de ajuda a arrumar a casa, falem connosco — ajudamo-vos a fazer uma estratégia de comunicação arrumadinha e fácil de implementar.

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