Estratégia de comunicação digital – O que é? Precisamos dela?

A estratégia de comunicação digital não é mais do que pensarmos, de forma estratégica, como queremos comunicar no digital, respeitando a nossa marca e mantendo os nossos objetivos em mente.
Se parece simples na definição, pensar numa estratégia de comunicação digital envolve muito trabalho, dedicação e vontade (mas prometemos que vale a pena ☺️).

Queremos partilhar convosco, de uma forma macro, o que é uma estratégia de comunicação e como a podem desenvolver. Vamos também falar-vos um bocadinho de quem precisa desta estratégia (spoiler alert: não são só as grandes marcas).

O que vamos ver:

  1. O que é uma estratégia de comunicação digital;
  2. Como podemos a podemos criar;
  3. Será que precisamos mesmo de uma?

1. O que é uma estratégia de comunicação digital

Ora, o que é exatamente esta estratégia? Se pesquisarem online vão encontrar imensas definições diferentes, dependendo do ângulo onde se focam. Nós gostamos de pensar sempre da forma mais abrangente possível, pois só assim conseguimos garantir coerência na nossa comunicação.  

Uma estratégia de comunicação digital é ter em conta um conjunto de fatores estáveis e combiná-los com aquilo que podemos mudar. Fatores estáveis são, por exemplo, os valores da nossa marca, o nosso público-alvo, os nossos objetivos e aquilo que temos para oferecer. O que podemos mudar são os canais onde estamos, com que frequência comunicamos, o nosso tom de voz e os pilares da nossa comunicação.

Só assim vamos conseguir desenvolver regras de comunicação que respeitem os nossos objetivos e que sejam o nosso farol neste mundo gigante que é a criação de conteúdo. 

2. Como podemos criar uma estratégia de comunicação digital

Promovendo a honestidade, criar uma estratégia deste género não é algo que se faça numa tarde – nem é algo que se faça à primeira. Conseguir olhar para todos estes fatores e encontrar o caminho certo requer prática, dedicação e experiência. 

O que vamos partilhar convosco não é uma solução milagrosa que vai resolver todos os vossos desafios de comunicação. Vai, sim, ser um ponto de partida que vos vai despertar para estes temas e servir como base para começarem a explorar.

     2.1 Fatores estáveis

Primeiro que tudo, temos que olhar para a nossa marca, para quem somos. A estratégia de comunicação deve respeitar e adaptar-se à vossa marca – não ao contrário. Estes são temas que já devem ter definido quando criaram o vosso negócio (daí serem fatores estáveis), mas que precisam de ter presente para pensar na comunicação.

  • A marca — Perceber quem são, quais os vossos valores;
  • O público-alvo — Com quem querem comunicar, quem precisa dos vossos produtos/serviços/conteúdo;
  • Os objetivos — Quais são os vossos objetivos? O que pretendem alcançar?
  • O valor — Qual é o vosso valor? Onde são diferentes da vossa concorrência?

     2.2 O que podemos mudar

Depois de termos a nossa marca bem presente, é altura de começar a pensar na nossa comunicação. Tendo em conta os fatores estáveis, que tipos de conteúdo queremos criar?

  • O tom de voz – Perceber qual é a vossa voz, o vosso tom; (este é um artigo por si só, podem espreitar aqui)
  • Os vossos pilares – Quais são os vossos eixos de comunicação? Os vossos temas, as vossas categorias? Ou sejam, sobre que tópicos vão falar? (Também já falámos sobre os pilares de comunicação aqui)
  • Os canais – Em que canais faz sentido estarem presentes? Website? Redes e quais? Newsletter?
  • A frequência de comunicação – Com que frequência precisam/podem comunicar em cada canal? 
  • Os formatos – Quais os formatos que melhor se adequam aos vossos conteúdos, ao vosso público e aos canais onde estão?

     2.3 Adaptar ao que podemos fazer

Igualmente importante é pegar em toda esta informação e adequar ao que podem fazer. Qualidade é sempre mais importante que quantidade. De nada nos serve publicar cinco vezes por semana no Instagram se não conseguimos criar conteúdo realmente relevante.

O conteúdo existe para acrescentar valor ao vosso público, para inspirar e para mostrar que sabem do que estão a falar — mas nada disto importa se não tiverem tempo para fazer o vosso trabalho, aquilo que vos motiva e que vos levou a criar o vosso negócio. Tudo com equilíbrio e adaptado aquilo que podemos fazer.  No futuro também vamos partilhar algumas dicas que vos vão ajudar a poupar tempo (e sanidade) neste campo —> não se esqueçam de subscrever a newsletter.

Lembrem-se também que tudo precisa de tempo para dar frutos – uma estratégia de comunicação não é diferente. Após estar definida, devemos mantê-la por um largo período de tempo, pois só assim conseguimos avaliar a eficácia e fazer os ajustes necessários. Se estivermos sempre a mudar porque achamos que ainda não temos os resultados pretendidos, nunca vamos saber o que funciona. Vamos dar tempo ao tempo?

3. Sou uma marca pequena – preciso disto?

Pode parecer tentador achar que só as grandes marcas precisam de ter um caminho definido. É fácil pensar que nós, que estamos a começar, podemos “ir fazendo” e ver o que funciona – é válido. No entanto, sem uma estratégia definida é difícil ter uma comunicação consistente que transmita confiança aos nossos leitores.

Um caminho traçado ajuda-nos a ficar “na linha”, a saber para onde vamos. Evita aquele sentimento de estarmos perdidos e não sabermos bem quem somos ou para onde devemos ir (aquele sentimento que muitas vezes nos faz desistir).

Por isso, sim, uma marca pequena precisa tanto de uma estratégia bem definida quanto uma marca já estabelecida (e por vezes mais). Agora, como em tudo, terá que ser adaptada às nossas necessidades, aos nossos objetivos e às nossas possibilidades.

Esperemos que tenham ficado a conhecer um pouco mais sobre estratégia de comunicação digital e como a podem começar a definir. 

Se tiverem dúvidas e/ou sugestões, falem connosco! (Email | Instagram)

DEGRAU A DEGRAU

 

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