Email Marketing — Como criar uma base de dados de clientes?

Ter uma boa base de dados de clientes permite-nos contactar diretamente com potenciais clientes. Sem intermediários. Sem algoritmos. No entanto, precisamos de, primeiro, criar uma boa base de dados.

Já aqui partilhámos 7 motivos para usarem o email marketing como parte da vossa estratégia, mas hoje queremos dar-vos ideias para construírem a vossa base de dados.

Vamos começar?

 

1. Acrescentem valor

Começamos por aqui e por um bom motivo. Há imensa informação. Em todo o lado. Em todos os momentos. Se queremos que alguém se inscreva na nossa newsletter e que nos dedique uns minutos do seu dia, então temos que nos focar em retribuir — em acrescentar valor à vida de quem nos lê.

Portanto, esqueçam as newsletters puramente promocionais onde não estamos a fazer a diferença e recompensem o utilizador que vos lê. Isto não significa que não possam vender na newsletter, pois podem e devem, mas não deve ser só isso.

 

2. Mostrem a vossa personalidade

Nós tendemos a interagir mais com marcas que são mais humanas, mais reais. Uma marca com uma boa identidade gráfica e com um bom tom de voz é mais facilmente reconhecível e, por isso, será mais provável que alguém nos queira acompanhar. 

Se não tivermos a nossa comunicação bem trabalhada vai ser mais difícil para o utilizador criar algum tipo de ligação connosco. E se não criar ligação, porque irá então subscrever à nossa newsletter?

 

3. Ofereçam valor direto

Já sabemos que temos boas intenções e pretendemos acrescentar valor em todas as nossas comunicações, mas isso não chega. Para alguém nos dar o seu email, temos de indicar, claramente, qual será a vantagem imediata. Ou seja, não é suficiente dizer que vamos acrescentar valor. Temos de dizer qual será. Idealmente, até podem fazer uma campanha específica, por exemplo: “Na newsletter deste mês vamos explicar-vos como definir o tom de voz. Subscrevam aqui!” Ou talvez possam oferecer um desconto a quem se registar pela primeira vez. Assim estão, claramente, a indicar qual será a vantagem imediata e será mais provável conseguirem a subscrição.

 

4. Falem da vossa newsletter

Não deixem que a vossa newsletter seja só um formulário no site — falem dela, seja nos vossos posts nas redes, artigos de blog, assinaturas de email, etc. Por exemplo, sabem que podem aderir à newsletter da Ladder e receber templates gratuitos? É só clicar aqui 😉

 

5. Não dificultem

Mantenham o formulário de subscrição simples, idealmente peçam apenas o email. Todos nós gostaríamos de ter mais informação sobre os nossos potenciais clientes para conseguirmos comunicar de forma certeira, no entanto, um formulário longo pode desencorajar o utilizador.

Se precisarem mesmo de mais informação podem depois fazer uma campanha onde pedem mais informações — nem todos vão preencher, é certo, mas ao menos já temos o email para comunicar.

 

Estas são só algumas sugestões, mas há imensa coisa para trabalhar em angariação de contactos 🤩

Esperamos que estas sugestões tenham sido úteis e que consigam retirar daqui dicas que vos ajudem a crescer a vossa base de dados 🤎 Se precisarem de apoio para criar a vossa estratégia, sabem que estamos por aqui à espera para vos ajudar 🤎

Se tiverem dúvidas e/ou sugestões, falem connosco! (Email | Instagram)

DEGRAU A DEGRAU

 

Uma newsletter mensal sobre o mundo da comunicação digital, dicas para empreendedores e templates para vos ajudar neste caminho 🙌