SEO — Como começar a trabalhar o SEO? 10 dicas para começarem

Hoje vamos ver como podemos começar a trabalhar o SEO (Search Engine Optimization) — temos 10 dicas para partilhar convosco 🤩

Já temos aqui no site um artigo introdutório sobre SEO que podem ler antes de aprofundarem com este 😍

O que vamos ver:

  1. O que é SEO?
  2. O uso de SEO fora dos websites
  3. 10 dicas para trabalhar o SEO

 

O que é SEO?

Search Engine Optimização significa, traduzindo diretamente, otimização para motores de busca. Na verdade, SEO não é mais do que um conjunto de práticas que têm como objetivo ajudar os motores de busca a encontrar o nosso conteúdo. São otimizações que podemos fazer no nosso site, no nosso conteúdo que ajudam os motores de busca (como o Google) a encontrar e a mostrar o nosso conteúdo aos utilizadores.

 

Trabalhar o SEO é só para sites?

Erhhh… Não. Ainda que a maioria das boas práticas do SEO se aplique a websites/blogs, saber como trabalhar o SEO vai ser útil em muitos outros aspetos. Imaginem o Instagram — se pensarem na função de pesquisa vão ver que funciona como um motor de busca. Imaginem que têm um vídeo sobre fazer bolos decorativos: será mais fácil as pessoas encontrarem o conteúdo se vocês colocarem uma hashtag relacionada em vez de só colocarem a foto. Portanto, ainda que nem todas as dicas se apliquem diretamente, perceberem o conceito vai ajudar-vos muito sempre que criam conteúdo.

 

10 dicas para trabalhar o SEO

 

1. Pensem no utilizador primeiro — pode ser fácil deixarem-se levar pelas “regras” e esquecerem-se de quem vos lê. Hoje em dia os motores de busca já estão muito mais avançados e vão dar preferência a conteúdo que esteja bem organizado e que responda às questões dos utilizadores — versus aqueles site que têm keywords por todo o lado, mas o texto não é nada natural. Olhem aqui 5 sugestões para escreverem bons artigos.

2. Keywords de long tail — é mais fácil surgirem nas pesquisas se utilizarem keywords de long tail — ou seja, imaginem que vendem bolos decorativos: a keyword “bolos decorativos para crianças no Porto” vai funcionar muito melhor do que “bolos decorativos”. Porquê? Por que vai existir muito mais conteúdo com a keyword “bolos decorativos” e vocês vão ter mais concorrência.

3. Keywords nos sítios certos — título do vosso artigo (H1), 1º e último parágrafo e alguns subtítulos (H2, H3, etc.). Não significa que tenham de colocar aqui só porque sim, mas vejam se fará sentido e se até ajuda o utilizador a saber, claramente, do que estão a falar. Se a resposta for sim — coloquem lá a keyword.

4. Links internos — tentem sempre linkar para outros artigos que já tenham escrito dentro do mesmo site (e que façam sentido). Vão ajudar o leitor a encontrar mais informação relevante e vão aumentar o tempo que os visitantes passam no vosso site (aumentando assim a relevância do vosso site como um todo)

5. Imagens com nomes certos — sabem quando os ficheiros das imagens ficam com nomes como DGFDBNMEWRT7? Não é boa ideia, os motores de busca não sabem do que se trata. Utilizem, mesmo no título do ficheiro, uma descrição da imagem, por exemplo “Bolo decorativo para criança”.

6. Metadata preenchida — a maioria dos gestores de conteúdo (como WordPress ou Squarespace) vão dar-vos a opção de personalizarem a metadata. Aproveitem. Escolham o título, a descrição e o URL — sempre com o leitor em mente e usando as keywords que usaram no artigo.

7. Trabalhar conteúdo antigo — o conteúdo dá muito trabalho a criar — não o deixem cair. Ou seja, podem (e devem) atualizar conteúdo que já escreveram anteriormente. Podem atualizar porque têm informações novas, porque algo mudou e o vosso artigo já não está correto ou até colocar links para novos artigos que tenham escrito entretanto. É mais fácil atualizar um conteúdo do que fazer um novo — e ajudam a garantir que a informação no vosso site está sempre correta.

8. Façam perguntas — cada vez mais os utilizadores fazem perguntas na pesquisa dos motores de busca. Façam as mesmas perguntas e depois respondam. Vejam o título deste artigo 😉

9. Páginas agregadoras — ajudam a manter o vosso site arrumado, facilitam a vida do utilizador e ficam bem vistos nos motores de busca. Imaginem que têm várias publicações sobre bolos decorativos para crianças: podem ter uma página que sirva como um género de índice. Essa página vai conter links para as publicações relacionadas e ajudar o leitor a encontrar tudo o que precisa.

10. Bom conteúdo — no fim do dia, vamos sempre dar ao mesmo. Criem bom conteúdo, conteúdo que traga valor aos vossos leitores, conteúdo com sumo. O reconhecimento vem com o tempo. 🙂

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Esperemos que estas dicas vos ajudem a trabalhar o SEO para que os leitores encontrem facilmente o vosso conteúdo. 

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