Já sabem que somos fãs da comunicação por email (já aqui deixámos 7 motivos para começarem a usar), por isso, hoje vamos ver como criar uma newsletter 🥳
Vamos manter este texto simples e direto — vai servir de guia para colocarem mãos à obra e começarem a criar uma newsletter 💌
O que vamos ver:
- Definir objetivos e público-alvo;
- Escolher formato e frequência;
- Procurar a ferramenta ideal;
- Testar e melhorar.
1. Definir objetivos e público-alvo
Em primeiro lugar, temos de pensar no nosso objetivo — afinal, tudo aquilo que criamos deve existir para nos ajudar a alcançar um objetivo. Podem querer criar uma base de dados de potenciais clientes, apresentar uma nova coleção, promover produtos diretamente, criar uma comunidade, etc. (a newsletter pode ajudar-nos em muitos objetivos diferentes).
✅ Separem 15 minutos do vosso dia e apontem todos os objetivos que têm em mente para a vossa newsletter.
Pensem também no vosso público-alvo. Provavelmente, será o mesmo de toda a vossa comunicação, mas convém sempre aproveitar para relembrar e garantir que têm essa informação fresquinha.
2. Escolher formato e frequência
Depois, com os vossos objetivos e audiência bem claros, devem pensar no formato e frequência. Quando falamos em formato, falamos da organização dentro da vossa newsletter. Vai ser apenas um texto? Vai ser um texto e 3 partilhas relacionadas? Vão partilhar uma receita em cada newsletter?
Criar uma newsletter pode ser simples, mas também se pode tornar num bicho de 7 cabeças se não tivermos uma estrutura definida.
✅ Peguem numa folha de papel e desenhem a vossa newsletter. Que blocos vai ter? Pensem numa estrutura que possa ser reutilizada, ou seja, a estrutura mantém, o conteúdo vai mudando.
Isto não significa que tenham de ficar presos a esta estrutura para sempre, mas facilita muito no início. Podem sempre mudar depois.
Aproveitem e pensem também na frequência de envio. Vai ser mensal? Semanal? Bimensal? Tenham em conta que, às vezes, menos é mais. A frequência também deve estar adaptada ao conteúdo. Por exemplo, uma newsletter cujo objetivo é vender produtos, vai ter uma frequência superior a uma newsletter cujo objetivo é criar uma comunidade.
3. Procurar a ferramenta ideal para criar uma newsletter
Aqui a nossa recomendação é keep it simple. Nós usamos o Mailchimp (versão gratuita) porque serve perfeitamente para o que precisamos. Também existe a sendinblue, e-goi, mailerlite e muitos outros.
✅ Façam uma pesquisa rápida por ferramentas de envio de newsletters e escolham a que for mais simples. Lembrem-se que podem sempre mudar depois. A ideia é não complicar.
Não recomendamos que enviem de uma caixa de correio normal, como o Gmail, porque a probabilidade de ser considerada spam é altíssima. Idealmente, também teriam o vosso próprio domínio (por exemplo ladder.pt) para reforçar autenticidade e evitar serem qualificados como spam. Se não tiverem, algumas ferramentas (Mailchimp, por exemplo) ajudam a contornar isto (mas não são 100% eficazes).
4. Testar, aprender e melhorar
Por último, a parte que mais gostamos — crescer. Não precisam de criar uma newsletter perfeita. Precisam de criar uma newsletter. Ponto. E depois precisam de olhar para o vosso trabalho e ver onde podem melhorar 🤎
✅ Criem um excel (ou outro formato) onde vão apontar os resultados da vossa newsletter (quantas vezes foi aberta, quantas vezes abriram os links, etc.). Quando já tiverem enviado algumas, podem começar a fazer ajustes e ver os resultados. Talvez um título mais direto? Um botão de contacto mais acima?
É um mar de possibilidades que podem ir explorando 🤎
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Esperamos que guia vos ajude a criar uma newsletter e que metam mãos à obra. Tirem uma hora do vosso dia e comecem a fazer as tarefas que preparámos para vocês ✨ (e depois avisem-nos quando sair a vossa primeira newsletter 💌)
Se precisarem de ajuda, falem connosco — trabalhamos convosco, lado a lado, e ajudamo-vos a começar com o pé direito.
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