5 sugestões para escreverem bons artigos

Quando escrevemos este título pela primeira vez, lia-se “5 regras para escreverem bons artigos”, mas a verdade é que não são regras, mas sim sugestões, que podem ter em conta e escolher quais querem aplicar.

Atualmente, os produtores de conteúdo digitais têm um grande desafio: conseguir captar a atenção do leitor rapidamente. Na verdade, temos cerca de sete segundos para o fazer — sim, sete.

Infelizmente, isto leva aos pouco simpáticos “click-baits” e a uma internet com mais informação de consumo rápido (pensem em reels) em vez de informação mais detalhada.
Nós acreditamos que o conteúdo informativo continua a ser necessário e a ter o seu espaço, no entanto, também sabemos que devemos facilitar a vida ao leitor.

Queremos partilhar convosco cinco sugestões que vos podem ajudar a escrever bons artigos e a comunicar de forma mais eficaz no digital.

Vamos vê-las?

 

1. Deixem claro os temas que vão abordar

O leitor deve conseguir perceber rapidamente se está no artigo certo, se é este o texto que lhe vai dar a informação que ele procura. O vosso título deve ser claro e o texto introdutório, se o tiverem, deve indicar o que vão abordar e de que forma. 

Por exemplo, na introdução deste texto explicamos 1) porque precisamos de escrever de forma clara e 2) qual é a nossa opinião sobre o tema. Assim, vocês conseguiram entender se este conteúdo vos iria interessar.

 

2. Usem palavras simples e diretas

O digital não é o sítio para mostrar o vosso extenso vocabulário. Lembrem-se que há imensa informação disponível e não exijam demasiado esforço do leitor.

Bons artigos têm em conta o público-alvo. Se falam para uma audiência geral, prefiram frases curtas e palavras que qualquer audiência entenderia.

 

3. Organizem os tópicos visualmente

Se possível, mostrem claramente ao leitor os vários tópicos que vão discutir. Por exemplo, neste artigo, conseguem ver as sugestões claramente e podem “saltar” para aquela que vos faz mais sentido ou que querem mais detalhe. Ou seja, não vos estamos a obrigar a ler o texto todo se não o quiserem.

No digital, não lemos de forma sequencial, da esquerda para a direita. Fazemos um scan rápido à página e paramos naquilo que nos parece interessante. O melhor que podemos fazer é facilitar este processo ao leitor. Se apresentarmos um bloco de texto, o leitor vai procurar outro local para obter a informação que pretende.

 

4. Criem exemplos ou ilustrações

Às vezes, algo que faz muito sentido para nós, pode não fazer sentido para quem nos lê. Tentem criar exemplos práticos (como nós temos feito neste artigo 😊) para ajudar os vossos leitores a entender mais claramente o que querem dizer. 

Se estiverem a tentar explicar um tema mais complexo, não tenham receio de fazer uma ilustração simples para mostrar o vosso ponto de vista, como nós fizemos aqui.

 

5. Mantenham o vosso tom de voz

O tom de voz é aquilo que ajuda o vosso público a reconhecer a vossa marca e, por isso, deve também conter a essência da vossa marca. Não adotem um tom de voz frio e mecânico só para tentar simplificar — é sempre tudo um equilíbrio. De nada vos serve ter uma comunicação super imediata se o vosso público não se consegue relacionar convosco. 

Esperamos que estas sugestões tenham sido úteis e que consigam retirar daqui dicas que vos ajudem a escrever bons artigos 🤎

Se tiverem dúvidas e/ou sugestões, falem connosco! (Email | Instagram)

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